Alongamento não reduz dor muscular após exercícios físico

Pesquisadores da Universidade de Sidney, na Austrália, revisaram dezenas de estudos recentes e concluíram: "o alongamento não produz redução importante nas dores musculares nos dias seguintes aos exercícios". A pesquisa foi publicada no jornal americano " The New York Times".

Segundo os cientistas, a intenção do estudo não é fazer com que as pessoas parem de se alongar, mas mostrar que o alongamento pode não provocar benefícios que muitos esperam. Essa costuma ser uma questão polêmica entre os adeptos de atividade física.



Machucados persistem

No estudo, que foi conduzido pelo professor Robert D. Hebert, as taxas de relato de dores musculares foram similares, independentemente de os voluntários terem completado um programa padrão de 15 minutos de alongamento ou não. Aproximadamente 32% daqueles que não se alongaram relataram incômodo muscular no dia seguinte à atividade.

Já entre os que se alongaram, cerca de 25% fizeram a mesma queixa. As pessoas que se alongavam também se machucavam na mesma porçãos das que não faziam a preparação.
Há pouca evidências de que o alongamento traz algum benefício importante, mas também você não tem nada a perder ao fazê-lo. Se você gosta, então faça. Caso contrário, não está perdendo muita coisa - afirma o coordenador da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário