CONHEÇA ERROS QUE CAUSAM PERDA DE PRECIOSOS MINUTOS NO CICLISMO

Vamos aqui apontar erros simples de serem corrigidos para uma pequena e significativa possibilidade de melhora no tempo do ciclismo no triathlon. Sabemos que o atleta investe alto nos melhores equipamentos para melhor desempenho e menor desgaste físico, mas em algumas vezes esquecem de pontos bem básicos que podem auxiliar, e aqui vamos exemplificar 3 bem simples., até para que não perca a vantagem do equipamento que investiu.




Para melhor entendimento vamos pensar em provas onde o tempo e desgaste físico são significativos, para um IronMan que são 180 km de ciclismo, Calculemos uma média de míseros 10 segundos a cada quilometro, o que não é nenhum absurdo, logo ao final de 180 km teremos uma diferença absurda de 30 minutos, e o contrário também se aplica, o que você economiza vira ganho de tempo e menos desgaste.

Erro 1: Pedalar com as pernas abertas

A preocupação principal é o peso e a aerodinâmica das bikes, mero engano, a maior área de resistência aerodinâmica é do ciclista e não da bike, representa aproximadamente 80% da área total. Uma dica muito relevante seria fazer um bikefit, o principal motivo de pernas abertas é o selim baixo, o que faz com que no giro as perna mantenham-se para fora. Além do que, o bikefit irá coloca-lo na posição perfeita de geração de força na pedalada além da aerodinâmica.

Erro 2: Muitas Garrafinhas

As garrafinhas adicionam peso e área de arrasto, prejudicando aerodinâmica, principalmente as que vão atrás do selim, além de o líquido esquentar. Cabe ressaltar ainda que provas com longas distância são distribuída hidratação em pontos estratégicos. Logo não se faz necessário carregar muitas garrafinhas, que podem comprometer desempenho.

Erro 3: Roupas abertas ou largas

Uma falha bem ingênua que custa tempo aos atletas e bem simples de ser resolvida. Estas são produzidas para diminuir a área de contato e diminuir o arrasto, mas ainda assim observamos atletas com vestimentas abertas ou não tão justas.

Cabe ressaltar que quanto menor a prova, menor será essa diferença e menos significativo, e menor ainda se houver a permissão de vácuo.

Esses ajustes bem simples podem significar muito no rendimento final, as correções desses simples erros correspondem diretamente no resultado, seja no seu desgaste ao final da prova ou a diferença entre o tempo estimado e o conquistado, ou ainda a combinação de ambos.

Anderson Machado
Atleta e Auxiliar Técnico Equipe Triathlon Saúde2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário