COMO REALIZAR CORRIDA EM LADEIRAS
Muitos tem dificuldades em fazer corrida em Ladeira, morros, elevações, aclives e declives. Temos como primeiro fator a parte fisiológica, a subida cansa e a descida machuca a musculatura. Para tanto se faz necessário um treinamento específico, para assim render mais e evitar lesões, aliado a um treino de musculação para as pernas ajudará muito nas subidas e descidas. Para subida o ideal é passada curta com o corpo inclinado para frente. Para descida o ideal é alargar a passada e não segurar a musculatura durante o impacto dos pés ao solo. Esse impacto é maior quando se trava o movimento.




O ideal é descer sem chapar a planta do pé no solo, assim tentar o primeiro contato levemente o calcanhar no solo e com a parte da frente dos pés, aproveitar bem o movimento da passar e impulsionar a frente. O Sofrimento é sempre questão de treinamento, se a prova a ser realizada possui subida, é necessário Incluir estes treinos na planilha semanal. Faça sempre uma “corrida econômica”, na subida não se deve jogar os pés muito alto Ideal utilizar a metade dianteira dos pés, assim ainda se aproveita melhor a impulsão. Os corredores só se lembram das pernas, Os braços são fundamentais para a “corrida econômica”. Não só as pernas, assim como no plano, estes atuam sempre em conjunto dentro de um movimento padrão, durante a subida os braços devem atuar como um pêndulo, acompanhando o movimento do balanço no ir e vir na altura da cintura. 

Durante a descida, utilize para manter o equilíbrio do corpo e e manter o centro de gravidade alinhado. Não se deve nunca segurar a respiração. O corpo vai necessitar de uma demanda maior de oxigênio. O ideal é manter a respiração forte e profunda. Ao final da subida queremos retomar o fôlego de uma só vez porém não é preciso, ao chegar no plano, o organismo realiza a manobra automaticamente a voltaremos a sensação de conforto na respiração, mantenha o ritmo e em seguida retome o seu ritmo ideal de corrida, frequência e amplitude. Trace sempre a sua estratégia, seja para o treino e principalmente para prova, pensando nas subidas e descidas, recomendado se poupar nas subidas, trecho em que não conseguirá imprimir muita velocidade, já na descida, com segurança e a técnica, é possível fazer com maior velocidade.

Escrito por: Anderson Machado.

Atleta e Assistente Técnico Equipe Triathlon Saúde 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário