QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA REALIZAR UM TREINO?
A escolha do horário pode interferir nos resultados? Está comprovado cientificamente que o corpo responde melhor em alguns períodos do dia, logo, respondendo a pergunta: sim, o horário que você escolhe para realização de seus treinos pode interferir nos resultados. Deste modo, qual seria o melhor horário para realização dos treinos? Porém, o horário para o treinamento pode variar de acordo com cada organismo, respeitando assim a individualidade biológica. Na teoria cientista afirmam que o melhor horário para o treino é quando o corpo está “acordado” e descansado.




Ou seja, esteja se sentindo mais disposto e com nenhuma ou bem pouca sensação de cansaço, No caso de levantar cedo para uma rotina de trabalho, ao chegar a noite você estará cansado, o corpo estará pedindo descanso novamente, as reservas energéticas estarão baixas, além da possibilidade de não estar concentrado no treino, porém isso também ocorre com o organismo ao acordar.

Então qual seria esse horário? Generalizando o melhor horário para realização do treinamento como dito é quando o corpo estiver mais disposto e os níveis energéticos totalmente carregados; assim concluímos que melhor seria no período vespertino, a tarde, logo a após a metade do dia. Ao acordarmos temos os níveis de cortisol elevados, e baixo o nível de glicogênio, diferentemente do período da tarde, com aproximadas três refeições realizadas, os níveis de cortisol estarão normalizados e a carga energética bem alta. No período da noite muito provavelmente o organismo estará fadigado em consequência da rotina entre outros motivos e inconscientemente se preparando para mais uma noite de descanso. Sabemos da dificuldade que é encaixar a rotina e disponibilizar um horário para o treino, ainda mais o ideal. De modo que não tenha alternativa e a realização do treino tenha que ser pela manhã ao acordar é imprescindível, se você não for atleta de alto nível e acostumado ao treinamento, uma refeição antes do treino que possua carboidratos tanto de baixo e alto índice glicêmico bem como proteínas! Podendo fazer uso de Vitamina C, que funciona de forma a baixar os níveis de cortisol, suplementando 500mg antes do treino e 500mg após. No caso do treino no período noturno, para melhor ajuste do organismo para o descanso é aconselhável evitar que seja de 2 a 3 horas antes de dormir, isto pode afetar o rendimento durante a sequência do treinamento. Cabe ressaltar ainda que o organismo se adapta ao horário, assim após a escolha do horário, cumpra fielmente, pois assim após uma adaptação, o rendimento passa a ser satisfatório. .

Escrito por: Anderson Machado

Atleta e auxiliar técnico equipe Triathlon Saúde2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário