EXERCÍCIOS DE FORÇA E NATAÇÃO
Habitualmente os atletas se pecam quando o assunto relaciona treinamento de força e o ganho na velocidade ou deslocamento da na natação. Para isso, sendo simplório basta entender que o mais importante é a utilização correta da técnica e o alinhamento corporal, para que com o rendimento aumente devido a diminuição significativa da área de arrasto, ou seja menor resistência que a água exercerá sobre a superfície corporal. Assim, se fazem de suma importância os educativos durante os treinos, entre estes, educativos que trabalham o tronco e não menos importante, a posição do CORE (Centro de estabilização e força corporal que engloba Abdominais, Pélvicos e lombar) para melhor posicionamento corporal durante a execução no nado.


Assim, se fazem de suma importância os educativos durante os treinos, entre estes, educativos que trabalham o tronco e não menos importante, a posição do CORE (Centro de estabilização e força corporal que engloba Abdominais, Pélvicos e lombar) para melhor posicionamento corporal durante a execução no nado.

Logo, a natação deve ser principalmente executada com um melhor posicionamento, pois é um exercício mais de consciência corporal do que necessariamente força pura. Por isso observamos que durante o nado alguns atletas se diferenciam dos outros quando aparentam não estar fazendo força.

É imprescindível observar e ter bastante atenção ao alinhamento horizontal, posição do quadril e pernas; manter fortalecido as musculaturas de abdômen, pélvica e lombar, além de manter o movimento de pernadas sempre constante e regular. Assim certamente ocorrerá um ganho no deslocamento e velocidade.

Lembrando que não é errado pensar que a força fará diferença para o ganho de velocidade, porém não como principal fator quando falamos de desempenho velocidade/deslocamento.

Anderson Machado

Atleta e auxiliar técnico equipe Triathlon Saúde2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário