EVITE AS CÃIMBRAS!
A cãibra é um dos principais limitadores de desempenho entre atletas em geral, causando dores impeditivas de completar um treino ou uma prova. A Cãibra é uma contração muscular involuntária bastante dolorosa, temida pelos que praticam atividade esportiva, principalmente os corredores. Porém ela pode ser facilmente evitada, basta seguir duas orientações bem simples: mantenha-se sempre hidratado e bem alimentado.
A Cãibra acontece por desgaste físico, com organismo e musculatura não estarem adaptados à carga de exercício ou ao excesso.




Corredores e principalmente os iniciantes podem sofrer mais por causa do impacto que a corrida proporciona e assim um número maior de microlesões que ocorrem na estrutura muscular. Na inicio da pratica esportiva ocorre a falta de atenção em relação à hidratação e alimentação, além da falta de costume do organismo como um todo.

As principais causas para a cãibra, além do citado, é a deficiência de potássio (alimentação) ou sua eliminação acentuada pelo organismo, desidratação e secundariamente e mais rara, alterações no metabolismo de cálcio. Os atletas que possuem elevada sudorese precisam ficar atentos, pois ocorre uma perda de potássio pelo suor (desidratação).

Prevenir a cãibra não é difícil, basta seguir orientações simples, consumo alimentos que possuam boa concentração de potássio, tais como: laranja, tomate e banana, manter uma boa e regular ingestão de carboidrato antes e depois do treino, e imprescindível manter alto nível de hidratação ao longo do dia, não somente nos horários de treinos.

Caso ocorra a incidência de cãibra durante o treino, é recomendado interromper a atividade, massagear e tentar alongar de forma bem suave área muscular. As dores provenientes de Cãibra não permanecem por muito tempo, de forma que se houver persistência de dor, é provável que tenha ocorrido uma lesão muscular, assim é necessária a orientação médica.

Anderson Machado

Atleta e Auxiliar Técnico Equipe Triathlon Saúde2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário